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FAUED39021 Design e Gamificação

Segundas-feiras, das 08h50 às 12h20 na Sala 319 do Edifício 5O-B do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia 

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D01


Apresentação da disciplina e conceitos fundamentais
Nesta aula apresenta-se o plano de ensino contendo a ementa da disciplina com os tópicos: 1) Introdução teórica e prática ao design de games; 2) Projeto de gamificação; 3) Equilíbrio da mecânica de um jogo; 4) Risco-recompensa e escalonamento de desafios; 5) Sistemas de pontuação. Serão ministradas aulas teóricas expositivas dialogadas com a explicação do professor, baseadas nas bibliografias indicadas e em práticas de modelagem e programação com assessoria direta. Está previsto o desenvolvimento de um jogo em duplas. Além disso, estão planejadas consultorias com profissionais da área de Design. 
 



Links

D01: Plano de Ensino
WEB: Unity store
WEB: Gamegesis
FOR: Registre sua dupla


D02


Introdução à Gamegesis
Rodrigo Domingues apresenta sua pesquisa de doutorado sobre a taxonomia de jogos, na que desenvolveu um processo metodológico, compreendendo orientações para guiar, de modo orgânico, sua própria evolução, a ser aplicado em métodos de aprendizagem, pesquisa, design e produção à área de Game Studies, seguindo princípios da comunicação e do estruturalismo, mais especificamente a diegese, levando em consideração a atuação de diversas áreas do conhecimento.
 


Links

P02: Slides Gamegesis
WEB: Gamegesis

WEB: Taxonomia de jogos
YTB: Canal Gamegesis
WEB
: Revista Game Studies
WEB
: Unseen 64


D03


Análise de Similares
Nesta aula será explorada a análise de produtos similares para identificar suas principais características positivas e negativas. O estudante deve pesquisar informações por meio de sistemas de busca na internet, a partir de palavras-chave relacionadas ao tema central do projeto e registrar o principal game similar, apontando suas características, exemplificando-as por meio de imagens.


Links

P02: Roteiro 
TEA: Análise de similares


D04


Criação de Assets
Nesta aula será explorado o desenvolvimento de Assets, que são elementos de jogo, como as imagens de textura, cenários, personagens, arquivos de áudio ou scripts já convertidos no formato adequado para serem colocados em seu game. Além do desenvolvimento pessoal poderá ser utilizado como suporte a Unity Assets Store, que é uma plataforma que fornece assets prontos para criadores por meio de uma vitrine digital. Os criadores podem resolver os problemas de um projeto empregando assets específicos com base nos objetivos.


Links

P04: Roteiro 
WEB: Unity Assets Store
WEB: Itch.io

WEB: Make use of

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